Quarto gênero do jornalismo

Muitos são os autores que buscam uma definição para o Ciberjornalismo e também em como enquadrar o jornalista na plataforma. No artigo “Ciberjornalismo e Narrativa Hipermédia”, Helder Bastos, aponta o Ciberjornalismo como o “jornalismo produzido para a web por profissionais destacados para trabalhar nas publicações. Com conteúdo disponível exclusivamente para a World Wide Web”. Bastos ressalta que a multimédia, a interatividade e o hipertexto são características do quarto gênero do jornalismo e dos profissionais.

As definições são diversas e estudiosos como Kawamoto defendem que “à medida que a tecnologia e o conceito de jornalismo forem mudando, também a definição de jornalismo digital irá mudar”. Na busca por conceitos Eric Meyer sugere que em qualquer reportagem deve considerar-se “a profundidade, o alcance e a interação” e defende que a forma sempre deve determinar o conteúdo.

Com a nova plataforma a narrativa jornalística sofre transformações. O envolvimento com as audiências é potencializado e Pavlik ressalta as possibilidades que as estórias ganham, pois agora não contam com limitações técnicas. Para contar as estórias de maneira mais interessante e interativa o ciberjornalista tem disponível todas as modalidades da comunicação (áudio, vídeo, gráficos, animações).

Apesar das possibilidades Garcia e Pavlik lamentam que as capacidades multimídias sejam lentamente aproveitadas por sites e empresas de comunicação. E James Stovall acrescenta que atualmente “nenhum site noticioso está perto de utilizar todo o potencial da web”.

O que se tem de concreto é que este quarto gênero jornalístico tem uma nova narrativa que não deve apenas disponibilizar conteúdos multimídias, mas sim ter uma construção única e concisa. Assim deve permitir que os usuários possam iniciar uma leitura por qualquer conteúdo de forma que compreenda o assunto e também possa interagir com a mesma.

Fonte: Ciberjornalismo e Narrativa Hipermédia: Helder Bastos

Produção 4° jornalismo – Cesumar 2011.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: